Colaboradores

Quem são os nossos Colaboradores?


Mas antes, gostaria de explicar por que  "colaborador" e não, "funcionário"?

Em Moçambique existe uma ideia bem cimentada de patrão/empregado, chefe/funcionário, o que a nosso ver tem limitado significativamente na motivação laboral devido ao excesso de zelo e rigor aliadas ao medo ou excessivo respeito. Antigamente todas as pessoas que prestavam serviço para alguma empresa eram chamadas de empregados e a empresa era chamada de firma por esses empregados. Embora esses termos continuem a ser aplicados, sabemos que a freqüência com que são usados é bem menor.

Outro termo muito utilizado até hoje é o denominado “funcionário”, que gradualmente vem substituindo o antigo “empregado”. Como se não bastasse somente esses de uns tempos para cá se convencionou alterar o termo de “funcionário” para colaborador.

O que se pode entender por colaborador? Significa aquele que ajuda, ampara, facilita algo ou alguém para se atingir determinado objectivo, ou seja, é aquela pessoa importante que sempre busca agregar de alguma maneira.

As pequenas empresas, como  é o nosso caso, tem evitado contratar muitos funcionários devido a dificuldades de arcar com elevadas despesas salarias e sem ter uma carteira de clientes fixo e encomendas de trabalhos contínuos. Nesse sentido, buscando fortalecer o relacionamento entre as partes, de que um possa confiar no outro, para elevar a moral da pessoa e também para ficar de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo mercado, decidimos desenhar uma linha de colaboradores residentes e sistemáticos.

O colaborador residente é um activo que cumpre tudo aquilo para o qual foi contratado, mas vai além, ele busca informações, auxilia companheiros, é comprometido, se inteira dos problemas da empresa, ele quer saber, quer, participar, enfim ele procura uma forma de buscar alternativas para que ele possa fazer parte, para que possa colaborar.

E um colaborador sistemático é um activo/passivo que somente presta serviços caso haja necessidade. Estes tem sido por norma, estagiários, estudantes ou trabalhadores em serviços de avenca e por tempo determinado.

Nessa diferença entre os dois, obviamente que toda parcela da responsabilidade é da empresa, e dos colaboradores activos que sempre supervisionam as diversas actividades.

No entanto, visando valorizar e dar chances de crescimento a empresa e seus colaboradores, a Expert Muthiri abre espaço para o debate de opiniões, novas formações, parcerias que possibilitem oferecer boas condições de trabalho, cumprimento dos direitos trabalhistas, domínio administrativo e constante evolução do know-how dos seus activos.

Resumindo, fazemos com que os colaboradores vendam amigavelmente uma imagem que não lhe pertence, apresentam para clientes e fornecedores uma “dimensão de serviços”, e que se sintam satisfeitos pela ganho "justo" que recebem em troca.

A diferença entre funcionário e colaborador não é, portanto, uma simples questão de semântica, é algo muito mais sério e que afecta diversos interesses além daqueles entre empresa e funcionário/colaborador, afecta portanto na satisfação do cliente. E satisfação ene nosso código de honra.

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